13 Benefícios que a corrida proporciona a saúde

Tempo de leitura: 5 minutos

benefícios da corrida

A corrida é um ótimo exercício para quem quer perder peso e ficar em forma. Os benefícios da corrida vão muito além do corpo bonito e definido. Conheça mais alguns benefícios da corrida para o corpo e a saúde.

1. Ajuda a emagrecer

A corrida aliada a uma dieta saudável é uma das maneiras mais eficientes para queimar calorias e ficar em forma.
Correr 30 minutos a 80% da frequência cardíaca máxima promove um gasto energético de aproximadamente 600 kcal. Isto é possível porque a corrida movimenta grandes grupos musculares. Quanto mais tempo durar a corrida, maior vai ser a liberação de hormônios, que faz o corpo utilizar a gordura como fonte de energia. Após a corrida os gastos energéticos continuam por até duas horas depois.

2. Tonifica os músculos

A corrida diminui e controla a percentagem de gordura corporal, reduz a flacidez e melhora a tonificação muscular. Consequentemente, irá diminuir a gordura em regiões específicas, tornando os músculos dessas regiões mais definidos. Depois do exercício, opte pelas proteínas, que ajudam a nutrir a musculatura.

3. Melhora o sono

Fazer atividade física, melhora a qualidade do sono. Correr faz a pessoa dormir melhor. Após o exercício, o corpo libera endorfina, substância que provoca a sensação de bem-estar e ajuda a relaxar.

4. Fortalece o coração

A corrida exige que o coração aumente o fluxo de sangue para todo o corpo. As fibras do músculo se fortalecem e a cavidade aumenta. Desta forma o coração bombeia mais sangue com menos batidas, se tornando mais eficiente. Com o aumento da circulação sanguínea pelo corpo, cresce a entrada de oxigênio nos tecidos.

5. Controla o colesterol

O controle da quantidade de colesterol no sangue depende muito da ingestão de alimentos menos gordurosos e da prática de exercícios físicos. A corrida tanto moderada quanto vigorosa é uma das modalidades que aumenta a quantidade do colesterol bom HDL no sangue e diminui os níveis de LDL (colesterol ruim).

6. Combate a celulite

A corrida desenvolve gradativamente o tônus muscular que deixa o corpo mais firme. Além disso, a corrida exige que a praticante passe a dar atenção a outros aspectos como alimentação, hidratação e descanso, ajudando a controlar fatores que desencadeiam a celulite. Os resultados dependem de respostas individuais de cada organismo e também do grau da celulite. Mas, em geral, a melhora é perceptível a partir do terceiro mês, mantendo, no mínimo, três ou quatro sessões de treinos por semana.

7. Proporciona bem-estar

A corrida estimula o aumento da liberação de endorfinas em certas partes do cérebro de atletas durante duas horas de corrida. Muitas evidências mostram que atividades de longa duração induzem a uma redução de estresse, da depressão e melhora da ansiedade e humor. A liberação de endorfinas no cérebro também melhora a memória, aumentam a resistência, a disposição física e mental, bloqueiam lesões nos vasos sanguíneos e têm um poder antienvelhecimento.

8. Ajuda a eliminar os hábitos nocivos

Não é de hoje que a atividade física é considerada por especialistas um aliado importante contra o cigarro e a bebida. Quem pratica atividade física fuma menos ao longo do dia em comparação com um sedentário. As sensações de bem-estar das endorfinas liberadas durante o exercício, o próprio ambiente saudável da corrida com menos fumantes e a vontade de se cuidar são aspectos que influenciam nessa redução e numa possível interrupção do tabagismo, do alcoolismo e uso de drogas.

9. Acelera o metabolismo

Correr acelera o metabolismo fazendo a queima de calorias acontecer mais eficientemente. O aumento do metabolismo, provocado pela corrida, faz com que o organismo continue acelerado durante algumas horas depois do exercício.

10. Torna os ossos mais fortes

Quem corre regularmente têm mais massa óssea e menos probabilidade de desenvolver osteoporose. Na osteoporose, os ossos ficam fracos e rarefeitos, devido a perda progressiva da densidade óssea, que ocorre quando o organismo não é capaz de regular o conteúdo de minerais, como cálcio e fósforo, resultando em fraturas que podem dificultar e encurtar a vida.
É importante, no entanto, correr com tênis adequado para evitar lesões.

11. Trabalha a consciência corporal

Correr melhora ainda a coordenação motora, o tempo de reação e a força – o que resulta em uma menor incidência de acidentes domésticos, principalmente no caso dos idosos. A corrida exige foco e concentração, estimulando o raciocínio e a memória.

12. Prevenção e controle do diabetes

A corrida é uma importante ferramenta para o tratamento e para a prevenção do diabetes, pois ajuda a manutenção da glicemia (por aumento do seu consumo), aumentando os receptores de insulina das células musculares e melhorando a captação. O efeito do exercício permanece por várias horas ou por até 24 horas em alguns indivíduos, muitas vezes possibilitando a redução da dose de insulina ou do hipoglicemiante. A atividade física também diminui as complicações do diabetes, como arteriosclerose, neuropatias, hipertensão e doença coronariana.

13. Estimula a libido

Após 30 minutos de corrida há um aumento da testosterona que permanece assim por mais uma hora, com isso a energia é renovada, contribuindo para elevar a autoestima e, consequentemente, estimular a libido. No caso das mulheres, também há um aumento dos hormônios relacionados ao desejo, além de aumentar a autoconfiança.

Se você já é um corredor, mantenha-se treinando e continue desfrutando dos benefícios desse exercício. Porém, se você nunca correu e está interessado em ter uma vida mais ativa, aqui estão as razões que demonstram que correr pode ser o melhor exercício para a perda de peso e muito mais.

Mas atenção, beba água! Quando você corre, perde líquido e sais minerais por causa da transpiração. Por isso, é preciso ficar atento à hidratação durante o exercício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *